sábado, 6 de junho de 2009

A alquimia da saúde


alquimistaOs alquimistas consideravam que a matéria é composta de quatro elementos: fogo, ar, terra e água. Nosso corpo, naturalmente, é também constituído destes elementos. Com este conhecimento, podemos purificar as quatro divisões do corpo, atendendo-as separadamente:

FOGO - Metabolismo e Digestão. Equilibrar o metabolismo para conseguir harmonia. Trabalhar bastante, física e mentalmente, para tornar o “fogo” elétrico do sistema nervoso e da aura mais sadio, pelo uso. Quando as células estão ativas e cheias de energia, a distribuição da energia vital é harmoniosa e poderosa.

AR - Respiração. Deixar as janelas abertas, sempre que possível. Inalar profundamente e exalar plenamente. Exercício intensivo é essencial para respiração e circulação eficientes.

TERRA - Dieta e Exercício. Procurar manter o peso correto. Verificar o peso ideal, em proporção com a altura. Fazer exercícios para fortalecer os órgãos, desenvolver os músculos e manter o tônus. Manter dieta equilibrada. Eliminar da dieta, ao máximo possível alimentos industrializados. Frutas, legumes, quando frescos, contêm mais força vital.

ÁGUA - Líquidos. Beber bastante líquido, principalmente água. Oito copos de água por dia é o ideal. Isto é essencial para lubrificação de articulações, estado do sangue, dos fluídos intercelulares e de todos os tecidos do corpo. A água é o grande elemento dinâmico do corpo.

A pedra filosofal da saúde, o sábio meio-termo da moderação é a meta desta alquimia. Esse ponto ideal de equilíbrio é a chave para se viver dentro dos limites da ordem e no infinito campo da alma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário